Indústrias

Pintura Eletrostática

A pintura eletrostática pode ser chamada também de pintura em pó. Esse tipo de pintura foi desenvolvido há 65 anos atrás a partir da resina sólida de Poliepóxido ou Epóxi. Utilizando o processo de cargas elétricas para que ocorra a fixação da tinta, a pintura eletrostática é uma das melhores que existe, uma vez que a pintura não agride o meio ambiente, é feita rapidamente e possui um excelente resultado.
Para quem precisa fazer a pintura de máquinas, portas de aço e grandes peças indústrias devem conhecer as qualidades e o ótimo resultado da pintura eletrostática industrial, que é a ação de usar o meio elétrico de atração e repulsão de cargas de eletricidade para aplicação da tinta. É modo de pintura usado em materiais metálicos, mas também pode ser aplicado em qualquer objeto carregado com elementos eletrônicos.

A tecnologia de aplicação de tinta em pó possibilita diversos tipos de acabamentos superficiais:
(semi-fosco, fosco, brilhante e metálico.)

Semi-Fosco

Fosco

Brilhante

E possuindo 2 opções de textura ideias para Industrias onde se precisa de grande resistência mecânica e quimica.
Texturizado

Micro  Texturizado

Nossas Resinas

A resina além de ser o constituinte que mais caracteriza a tinta, é o constituinte ligante ou aglomerante das partículas de pigmentos e responsável pela formação da película e adesão ao substrato. A escolha da resina é muito importante, pois, é esta que determina as propriedades do tinta, controla as propriedades do filme curado e as características físico-químicas desejadas para a pintura.

As tintas podem ser à base de resinas:

Recomendado para pintura de superfícies que ficaram expostas a ações de intempéries. Em condições normais, praticamente não apresenta problemas com amarelamento e sobreforneio, apresentando resistência química um pouco menor comparada ao sistema com resina epóxi.

A tinta é composta apenas por resinas poliésteres que são obtidos por meio da reação entre um poliácido com poliálcoois.

As propriedades mais importantes são:


  • Excelente estabilidade ao calor e a luz;
  • Excelente retenção de cor e brilho;
  • Excelente resistência ao intemperismo natural (raios solares);
  • Excelente aspecto de acabamento, no que se refere a brilho e nivelamento.
  • Apresentam também excelente adesão e flexibilidade.

Recomendado para pintura de superfícies que não ficarão expostas a intemperismo e aos raios solares, onde se requer alta resistência mecânica e química. As tintas epóxis são caracterizadas pelo uso apenas de resina epóxi resultando em revestimentos com excelente:

 

  • Resistência química
  • Aderência
  • Dureza
Combinação de resinas epóxi e poliéster, que podem variar em proporções. Assim, a relação 50:50 resulta em revestimentos de ótima resistência química. Aumentando-se a proporção de resina epóxi, o produto apresenta menor resistência ao intemperismo e ao amarelamento, porém com maior resistência química. Em comparação, 70:30 (poliéster-epóxi) teremos uma tinta com melhor comportamento a intempérie, menor tendência ao amarelamento e resistência química inferior.
Trata-se das tintas em pó de desenvolvimento mais recente, permitem acabamentos de altíssimo brilho e com a manutenção deste por vários anos sem a aplicação de clears.
Suas propriedades são em tese semelhantes às das tintas poliésteres, com a vantagem de permitirem um acabamento mais liso com camadas cerca de 40% mais baixas que estas.

Os maquinários de pintura

A KolorPaint possui 3 pistolas de pintura eletrostáticas, suas manutenções são feitas periodicamente garantindo boa aplicação e ótimo rendimento.

Temos uma estufa de 8 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 1,8 metros de largura, com sensores de temperatura para garantir a cura da tinta em todo material de maneira uniforme.

Teste de Qualidade

O produto do cliente ao chegar na KolorPaint passa por uma inspeção onde são retirados componentes que não fazem parte do processo de pintura são como exemplo plástico e vidro, e rolamentos. Logo o produto terá seu tratamento de superfície por imersão ou Salt spray, é feita uma nova inspeção de qualidade de limpeza, após isso as peças são levadas para a estufa para serem secas e eliminar qualquer umidade ou gás que o material possa ter, após o processo de pintura o material é submetido a uma inspeção visual criteriosa, se aprovado, vem a etapa do teste de micragem de acordo com cada produto, teste de desplacagem, e finalizamos com a embalagem adequada com o produto do cliente.

Inspeção Visual

O material é submetido a uma inspeção visual criteriosa.

Inspeção Visual

01 February 2015

Micragem

A micragem é realizada de acordo com cada tipo de produto

Micragem

01 February 2015

Desplacagem

A desplacagem é usada para remover óxidos da superfície dos materiais.

Desplacagem

01 February 2015

Empacotamento

As peças são empacotadas de acordo com seu tamanho

Empacotamento

01 February 2015

Menu

  • Home
  • Empresa
  • Pintura Eletrostática para Industria
  • Pintura Eletrostática para Microempresa
  • Contato

Siga-nos